O Clube de Leitura do ISEC Lisboa foi iniciado em março de 2020, aquando da pandemia de COVID-19, e ganhou novo vigor em outubro de 2023, com a criação do Projeto #isecaler, financiado pela DGES. De há um ano para cá, a equipa responsável pelo projeto e, em particular, a sua mentora - a minha incansável e sempre alegre colega Sandrina Esteves - tem dinamizado sessões mensais online, sempre às quintas-feiras, pelas 21h, em que lança desafios aos participantes e os convida a fazer partilhas em torno dos livros e de tudo o que estes nos oferecem, acrescentam, ensinam e provocam.
O clube é frequentado não apenas por estudantes e docentes do ISEC Lisboa, mas também por pessoas curiosas e interessadas, das mais diversas idades e profissões. Estão, portanto, convidados a espreitar a página do clube para saberem quando serão as próximas sessões e poderem aceder ao formulário de inscrição. E, naturalmente, podem convidar amigos e conhecidos! Ninguém é forçado a intervir e não existem leituras obrigatórias. O mote é a liberdade total para falar dos livros que nos entusiasmam e que desejamos recomendar. Isto não invalida, no entanto, as sessões temáticas, dedicadas a autores ou a assuntos específicos, como a que aconteceu a 29/4/2024, dedicada à revolução de 25 de abril de 1974 (em que convidámos a escritora Susana Amaro Velho para conversar connosco a propósito da sua obra O Bairro das Cruzes) e a saúde mental (a 25/7/2024, fizemos uma sessão com os escritores Célia Correia Loureiro, Diogo Telles Correia e Pedro Almeida Maia).
A primeira sessão deste ano letivo aconteceu a 24/10/2024 e teve como mote as "leituras que curam". Os participantes partilharam as suas experiências de contacto com obras que ajudam a lidar com momentos difíceis, a afastar medos e fantasmas, a superar obstáculos e perdas ou a fazer as pazes com um passado doloroso. Falou-se sobre a forma como os livros não curam apenas os leitores - surgindo no seu caminho nas alturas mais oportunas - mas também os seus autores, que por meio da escrita desabafam e exorcizam os seus males, criando oportunidades de catarse que se replicam vezes sem conta e de formas tão diversas quantas as sensibilidades e as experiências de cada pessoa e da(s) fase(s) da vida em que lê. Concluiu-se que todos os livros têm o poder de curar, sem exceção; todos podem preencher lacunas que, eventualmente, mais nada nem ninguém consegue... Porque cada livro é único e insubstituível!
O próximo encontro do clube será no dia 28 de novembro. Está feito o convite, esperamos que o aceitem! 😊